Preço do café sobe em todas as capitais brasileiras
Governo federal alega que geadas e secas dificultam a queda no preço; uma das medidas para baratear o produto será zerar a alíquota de importação
Dados da pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, realizada mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revelaram que o preço do café foi o que mais aumentou entre todos os alimentos. O produto subiu em todas as capitais pesquisadas, variando entre 6,66% em São Paulo e 23,81% em Florianópolis. Durante entrevista à CNN, Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, disse que condições da “natureza ambiental”, como geadas e secas, dificultam a queda no preço do café.
“O café é um dos produtos resistentes para baixar preço, porque tem um grande problema de natureza ambiental que atinge a lavoura de café. O café passou quatro anos sofrendo com geadas e com seca, falta de água e agora o café também sofreu com quebras no exterior, mas não tem sentido, nesse contexto, você ter medidas sanitárias, que são inexplicáveis e tarifas que são igualmente inexplicáveis para o café”, afirmou o ministro. De acordo com o governo federal, uma das medidas tomadas para diminuir o preço do café e de outros alimentos será zerar a alíquota de importação.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Links Úteis
- Receita Federal
- Caixa Econômica Federal
- Simples Nacional
- Conselho Federal de Contabilidade
- Correios
- IOB
- ECONET Editora
- Banco do Brasil
- Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina
- Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná
- Prefeitura de São Lourenço do Oeste
- Ibama MMA
- IAP - Instituto Ambiental do Paraná
- Prefeitura Municipal de Pato Branco
- Prefeitura Municipal de Araucaria
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7452 | 5.7472 |
Euro/Real Brasileiro | 6.25117 | 6.25547 |
Atualizado em: 15/03/2025 21:55 |
Indicadores de inflação
12/2024 | 01/2025 | 02/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,87% | 0,11% | 1,00% |
IGP-M | 0,94% | 0,27% | 1,06% |
INCC-DI | 0,50% | 0,83% | 0,40% |
INPC (IBGE) | 0,48% | 0,00% | 1,48% |
IPC (FIPE) | 0,34% | 0,24% | 0,51% |
IPC (FGV) | 0,31% | 0,02% | 1,18% |
IPCA (IBGE) | 0,52% | 0,16% | 1,31% |
IPCA-E (IBGE) | 0,34% | 0,11% | 1,23% |
IVAR (FGV) | -1,28% | 3,73% | 1,81% |